Já fez LIKE no TVI Notícias?

Chegou o primeiro telemóvel nacional

Esperadas vendas de até 150 mil aparelhos ainda este ano

A empresa portuguesa NDrive Navigation Systems, especializada no desenvolvimento e comercialização de sistemas de navegação, lançou esta quarta-feira a primeira marca portuguesa de telemóveis: a NDrive Phone.

O aparelho NDrive Phone S300, direccionado ao sector empresarial, é um telefone com Windows Mobile 6, GPS e câmara de filmar, além de incluir um processador de 416 Mhz, Blue Tooth 2.0, função de «scanner» de cartões e aplicações profissionais da Microsoft.

PUB

«Quisemos criar um telemóvel que fosse compacto e simples, com teclado virtual», disse o administrador da NDrive Navigation Systems, João Neto, sublinhando que «o investimento em software nos últimos dois anos foi de cerca de meio milhão de euros».

Além do lançamento anunciado esta quarta-feira, em Portugal, a empresa vai comercializar o já apelidado «NPhone» em Espanha no próximo mês de Dezembro, contando totalizar vendas de 120 a 150 mil unidades ainda este ano.

A novidade passa por ser o primeiro «gadget» no mercado nacional a integrar as características de um telefone com um navegador «quad-band», ou seja, um sistema de navegação topo de gama, com múltiplas funcionalidades. O NDrive Phone S300 permite ter acesso a mapas de Portugal (e encomendar outros de países estrangeiros), informação actualizada de trânsito, meteorologia e converter-se em guia turístico.

Exclusividade com um operador não é estratégia

O NPhone tem um preço de 399 euros e começa a ser comercializado nas lojas da especialidade esta semana. E livre de exclusividade de qualquer um dos três operadores nacionais, que já demonstraram interesse no produto: «Estamos num processo de conversações com os três operadores nacionais, que já demonstraram interesse. Mas não vamos comercializar num óptica de exclusividade», disse aos jornalistas João Neto.

PUB

Contudo, o administrador da NDrive Navigation Systems não descarta a possibilidade de um só operador querer encomendar o primeiro lote de aparelhos que, no mercado português, será de 3 mil unidades.

«Está disponível para o mercado de operadores, podendo ser bloqueado ou não», acrescentou.

Já a nível internacional, a empresa espera comercializar o NDrive Phone S300 no mercado de retalho, estando em conversações, além de Espanha, com Itália e Brasil.

Produzido na China, o telefone demorou sete meses a ser concretizado e, segundo João Neto, «é o primeiro de muitos outros produtos que vão surgir no mercado nacional a partir da convergência entre telefonia móvel e sistemas de navegação».

PUB

Últimas