Já fez LIKE no TVI Notícias?

Clubes de futebol e 9 mil maiores empresas do país na mira do Fisco

A Direcção Geral dos Impostos (DGCI) diz estar a preparar uma acção a nível nacional de controlo do primeiro pagamento por conta do IRC referente a 2005, que inclui as 9.000 maiores empresas do País, SAD's desportivas e clubes de futebol.

O prazo para este pagamento termina, para a generalidade dos contribuintes, no último dia útil do corrente mês de Julho, ou seja, amanhã, lembra.

«A DGCI junta assim esta acção às que foram desencadeadas para o IVA, aquando da alteração da taxa normal, assim como para as retenções na fonte de IRS», refere o comunicado do Ministério das Finanças.

PUB

A iniciativa «incidirá particularmente sobre os contribuintes sujeitos a acompanhamento permanente, o que abrange as nove mil maiores empresas existentes em Portugal».

SAD¿s e clubes de futebol também serão acompanhados

Irá também incluir «os contribuintes que tenham um período de tributação diferente do ano civil, onde se incluem, nomeadamente, os clubes de futebol e as SAD, as quais serão objecto de acompanhamento da efectivação dos três pagamentos por conta do exercício 2004/2005».

O primeiro pagamento é de cumprimento obrigatório, e a sua não realização implica, além da liquidação de juros compensatórios, uma coima de montante variável em função do valor da prestação em falta, lembra a DGCI.

PUB

Últimas