Já fez LIKE no TVI Notícias?

Concorrência proíbe Galp de comprar Esso para evitar «quase monopólio»

A Autoridade da Concorrência (AdC) decidiu proibir a operação de concentração que envolve a aquisição pela Galp das estações de serviço de gasóleo corado da Esso por considerar que a operação é susceptível de criar ou reforçar uma posição dominante da maior petrolífera do país, anuncia a AdC em comunicado.

A aquisição das estações de serviço da Esso pela Galp Energia podia resultar em «entraves significativos à concorrência nos mercados da comercialização de gasóleo corado nas estações de serviço nos portos de Matosinhos, Figueira da Foz, Peniche, Lisboa, Portimão e Olhão», refere a autoridade.

A AdC conclui que, a realizar-se a operação, o nível de concorrência no abastecimento de gasóleo corado seria seriamente afectado, com possíveis consequências ao nível dos preços de gasóleo corado, produto utilizado principalmente por embarcações que exercem a actividade piscatória.

PUB

No cenário pós-operação, a Galp passaria a deter quotas de mercado que poderiam atingir os 80%, já que em resultado da concentração a quota da Galp ultrapassaria 50% em quatro dos mercados relevantes.

A autoridade verificou, ainda, que «os preços de tabela da Galp já se situam, regra geral, acima dos preços de tabela dos seus concorrentes mais próximos e que, ao longo da investigação, a notificante Galp não apresentou quaisquer dados que pudessem ser qualificados como ganhos de eficiência decorrentes desta operação». A Galp não apresentou igualmente quaisquer observações à análise e conclusões constantes do projecto de decisão da AdC no sentido de proibição da operação de concentração.

PUB

Últimas