Já fez LIKE no TVI Notícias?

Confiança dos portugueses em queda livre

A confiança dos portugueses registou uma queda acentuada em Junho, com os consumidores nacionais a deixarem de ver razões para optimismos, após quatro meses de subidas.

Todas as componentes do indicador registaram deteriorações, com destaque para a forte deterioração das expectativas quanto à evolução da situação económica do país nos próximos doze meses.

Apenas as variáveis relativas às perspectivas de compra de bens de equipamento e às opiniões sobre o grau de poupança do agregado familiar apresentaram um ligeiro desagravamento.

PUB

Também o Indicador de Clima piorou, pelo terceiro mês consecutivo, atingindo o pior valor desde Abril de 2004.

Em termos sectoriais, os níveis de confiança recuperaram nos Serviços e na Construção e agravaram-se na Indústria Transformadora e no Comércio.

Na Indústria transformadora, o indicador de confiança interrompeu o movimento de recuperação que se tinha verificado nos três meses anteriores, enquanto que no Comércio, a descida registada em Junho foi já a segunda consecutiva.

Pelo contrário, na Construção e Obras Públicas, o indicador de confiança manteve uma evolução favorável, o que se verifica ininterruptamente há oito meses. Já nos Serviços, a melhoria da confiança representa uma inversão do sentimento face aos últimos seis meses.

PUB

Últimas