Já fez LIKE no TVI Notícias?

Conheça o novo Toyota Auris

O Salão Automóvel de Bolonha 2006 marca a primeira aparição do novo Toyota Auris, poucos meses antes do seu lançamento previsto para a Europa, no primeiro trimestre de 2007.

«O novo Toyota é baseado numa nova plataforma desenvolvida para assegurar a máxima segurança e um elevado prazer de condução, ao mesmo tempo que reduz o ruído, as vibrações e a rigidez», diz a marca em comunicado.

Disponível na versão de 3 e 5 portas, os clientes Auris poderão optar pelas motorizações a diesel e a gasolina.

PUB

«Criar um novo nome para um novo modelo foi uma prioridade para nós», dizem. «Para alcançar uma nova etapa no crescimento das vendas no mercado Europeu precisamos de mudar a percepção do nosso público-alvo para o novo modelo Toyota no Segmento C».

O Auris, construído na Europa, vai ser produzido juntamente com o modelo Avensis na fábrica TMUK em Inglaterra, e também, com o Corolla Verso na unidade fabril

TMMT, na Turquia.

As quatro versões previstas para o Auris deverão apelar a uma diversidade de clientes oferecendo várias possibilidades: três ou cinco portas, três motorizações diesel, duas a gasolina e três tipos de transmissão.

No topo da gama está o D-4D 180 Clean Power. Este modelo oferece uma performance formidável que sintetiza a experiência de condução Auris. O 2.2 litros D-4D é já uma referência nos modelos Toyota Avensis, Toyota Corolla Verso e Toyota RAV4. Presente no Auris, este motor desenvolve 177 cavalos às 3.600 rpm e uns impressionantes 400 Nm de binário entre as 2000 e as 2600 rpm, assegurando uma pronta aceleração sob todas as condições de condução.

PUB

O D-4D 180 Clean Power não é apenas potente, mas também limpo, sendo um dos motores diesel ecologicamente mais correctos no mercado de hoje. Equipado com a tecnologia Toyota D-CAT, este sistema de tratamento de gases de escape reduz as emissões de hidrocarbonetos (HC), óxidos de azoto (NOx), monóxido de carbono (CO) e simultaneamente as partículas (PM).

O Auris D-4D 180 Clean Power vai estar disponível com caixa de velocidades manual de seis relações de forma a combinar com o excelente binário disponível.

No centro da gama Auris encontram-se dois motores diesel, o incisivo 1.4 litros D-4D e o suave 2.0 litros D-4D. O mix de vendas referente às motorizações diesel vai representar cerca de 90% das vendas da gama Auris. O 1.4 D-4D desenvolve 90 cavalos às 3.800 rpm e 190 Nm de binário desde as 1.800 rpm até as 3000 rpm. Esta abrangente faixa de binário torna o motor D-4D de 90 cavalos ideal para a sua utilização em circuitos urbanos.

O motor 2.0 D-4D derivou do leve bloco 2.2 litros desenvolvendo 126 cavalos às 3.600 rpm. O binário máximo é de 300 Nm entre as 2000 e as 2800 rpm, equipado com um catalizador por oxidação. Nas situações comuns a condução do D-4D 125 é potente e suave, oferece um balanço excelente entre uma performance dinâmica e o baixo consumo.

PUB

Novo motor a gasolina de elevada performance Toyota foi introduzido na gama Auris: o 1.6 litros com duplo VVT-i. Esta nova tecnologia ajusta continuamente o tempo de abertura e o fecho das válvulas quer de admissão quer de escape, atingindo-se a máxima eficiência sob qualquer condição de condução.

A adopção do duplo VVT-i aumenta significativamente o binário nos regimes baixos / médios e ao mesmo tempo incrementa o nível de potência nos regimes mais elevados. Este sistema enaltece a redução de consumo de combustível e reduz as emissões. A potência máxima de 124 cavalos e 6.000 rpm associada a esta tecnologia assegura um impressionante binário constante, difícil de obter nas motorizações a gasolina, de 157 Nm às 5200 rpm.

A gama de motores fica completa com o 1.4 VVT-i a gasolina com 97 cavalos de potência e 130 Nm de binário às 4400 rpm. Este motor oferece um melhor consumo de combustível articulado com um trabalhar extremamente silencioso.

Veja as fotos do novo Toyota Auris

PUB

Últimas