Já fez LIKE no TVI Notícias?

Constâncio admite rever em alta crescimento para 2006

Relacionados

(Actualização) O Governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, admitiu esta terça-feira fazer uma revisão em alta do crescimento económico português, apesar de, para já, preferir, manter um moderado optimismo.

«Este desenvolvimento (o crescimento do PIB verificado no segundo trimestre) veio confirmar o fundamento de previsão que o Banco de Portugal divulgou, em Julho, de um crescimento anual de 1,2%, contra a opinião dos que acharam esse número demasiado optimista», afirmou Vítor Constâncio, no XVI Encontro dos Bancos Centrais dos PALOPs, de Portugal e de Timor Leste, que decorre no Centro Cultural de Belém em Lisboa.

E posto isto, «é possível que a dinâmica do segundo trimestre venha a justificar uma nova revisão em alta das nossas previsões. Devemos, no entanto, aguardar prudentemente por mais informação, nomeadamente a relativa a Agosto, um mês de habitual quebra de actividade, antes de procedermos a qualquer revisão. Tanto mais que o crescimento de 0,9% no último trimestre excede apenas em 0,2 p.p. o crescimento que estava implícito para este trimestre nas nossas previsões anuais de 1,2%», sublinhou ainda.

PUB

À margem do encontro, o Governador não quis precisar qualquer número, no entanto, a acontecer essa revisão, remeteu-a já para Outubro, aquando do Boletim Económico de Outono.

PUB

Relacionados

Últimas