Já fez LIKE no TVI Notícias?

Corrida aos Multibancos ameaça esgotar dinheiro antes do Natal

Relacionados

Todos os anos, a história repete-se: nas vésperas do Natal os levantamentos de dinheiro nos Multibancos disparam. O resultado é que muita gente acaba por não conseguir levantar dinheiro durante as festas.

Nesta quadra, o envio de mensagens e os telefonemas para familiares e amigos também aumenta muito e, frequentemente, os portugueses ficam sem saldo nos telemóveis, vendo-se obrigados a sair de casa para os recarregarem. Em anos anteriores, muitos Multibancos acabaram por ficar também sem papel, impossibilitando os recarregamentos e o pagamento de contas.

Este ano, o feriado segue-se ao fim-de-semana. Se não quer ser apanhado desprevenido sem dinheiro, ou sem saldo no telemóvel, antecipe-se.

PUB

A prever o elevado volume de levantamentos, os bancos costumam recarregar as caixas automáticas com consumíveis (tinta, papel e dinheiro) antes do Natal, mas todos os anos são muitas as máquinas que acabam por ficar vazias. Como as mesmas não serão recarregadas entre o dia 22 e o dia 26, este ano, o problema pode repetir-se.

«Os Bancos são sensíveis aos períodos em que se prevê uma utilização intensiva do serviço e programam as suas acções no sentido de garantir os melhores níveis de serviço, nomeadamente no reforço de numerário em terminais nos quais se prevê um significativo acréscimo de utilização», afirmou fonte da SIBS, a entidade que gere a rede de caixas automáticas MB, à «Agência Financeira».

Mais de 115 milhões levantados num dia

No ano passado, segundo dados da própria SIBS, foi no dia 23 que se registou o pico de procura, quer ao nível de levantamentos, quer em compras. Nesse dia, foram levantados nas 10.550 caixas automáticas instaladas pelo País mais de 115 milhões de euros.

PUB

No entanto, a SIBS garante que são cada vez menos as caixas a ficarem «vazias», considerando o crescimento da rede Caixa Automático Multibanco (11.344 terminais em funcionamento no fim de Novembro) e a sua maior capilaridade, ou seja, encontrar pontos de serviço alargadamente distribuídos por todo o território nacional e ainda em locais da maior conveniência para o cliente».

No que se referem aos problemas de sobrecarga de rede, que impedem muitas vezes os pagamentos por Multibanco nas lojas, a SIBS também afasta qualquer preocupação. «É de ter em conta que a actual dimensão da rede de Terminais de Pagamento Multibanco (156.800 terminais em funcionamento no fim de Novembro), a sua polarização e qualidade garantem níveis de serviço (mesmo em momentos de utilização intensiva) que aconselha a sua utilização para o pagamento de compras».

Um factor que, de resto, pode permitir aos portugueses efectuar mais compras com pagamento por cartão, em vez de dinheiro, fazendo também diminuir os levantamentos.

PUB

Relacionados

Últimas