Já fez LIKE no TVI Notícias?

Crédito barato faz disparar endividamento dos portugueses

O endividamento do sector privado deverá registar um novo agravamento em 2005, sendo de destacar o aumento estimado em cerca de 6 p.p. do endividamento dos particulares em percentagem do rendimento disponível face ao valor observado em 2004, considera o Banco de Portugal (BdP) no Boletim Económico de Outono.

O banco lembra ainda que, no ano passado, o endividamento das famílias em percentagem do rendimento disponível «era já bastante elevado em termos internacionais».

O maior crescimento do consumo privado no período recente «está associado à drástica redução das restrições de liquidez que decorre da participação na união monetária e do processo de liberalização e integração financeira da economia portuguesa, bem como ao nível muito baixo das taxas de juro que tem prevalecido na área do euro». Em 2005, estes factores continuaram a facilitar as despesas de consumo das famílias. «Assim, apesar da deterioração da situação no mercado de trabalho e da redução acentuada da confiança dos consumidores a partir de Junho, o consumo privado não deverá registar uma desaceleração significativa».

PUB

PUB

Últimas