Já fez LIKE no TVI Notícias?

Crise chega à CGTP e quotas caem 150 mil euros

Relacionados

85% da receita da central vem das quotas dos trabalhadores

A CGTP sofreu uma quebra de 150 mil euros em quotas de trabalhadores durante 2008, por isso, o orçamento deste ano vai sofrer um corte de 10%, avança a Renascença.

A INTER vai ainda assumir a dívida que tem perante algumas uniões e negociar o pagamento faseado. Esta é uma das questões que vai ser discutida no Conselho Nacional a decorrer, na Foz do Arelho, durante dois dias.

PUB

A CGTP deve cerca de 180 mil euros às suas uniões distritais. Uma dívida que vai ser assumida e cujo pagamento vai ser faseado, garantiu à rádio o dirigente responsável pelas questões orçamentais da INTER, João Torrinhas Paulo, sublinhando que com os fornecedores externos as contas estão em dia.

O aumento do desemprego e a precariedade têm deixado mossas nas finanças do movimento sindical. Muitos sindicatos perdem filiados, e só este ano, segundo João Paulo, a INTER sofreu uma quebra de cerca de 150 mil euros nas receitas de quotização. 85% da receita da central vem das quotas dos trabalhadores.

Acção sindical não está em causa

Neste encontro deverão ser discutidas outras formas de angariação de fundos.

No orçamento para este ano, cerca de 10% inferior ao de 2008, ou seja, com pouco mais de meio milhão de euros, deverão ser feitos cortes nas despesas e uma reestruturação sindical (com fusões e extinções), administrativa, com a optimização de recursos e também financeira.

Apesar da contenção, a INTER não pretende pôr em causa a acção sindical e até prevê que neste ano de 2009, sejam necessárias muitas lutas. A próxima, que poderá ser marcada já neste Conselho Nacional, deverá ter lugar antes do fim do primeiro trimestre.

Neste Conselho Nacional vão também ser abordadas as medidas anunciadas pelo Governo, as posições patronais e da INTER e o que fazer face à entrada em vigor do novo Código de Trabalho.

PUB

Relacionados

Últimas