Já fez LIKE no TVI Notícias?

Decisão de recorrer do chumbo de Bruxelas à integração do gás cabe à EDP

A decisão de recorrer, ou não, do chumbo que a Comisso Europeia deu à integração da Gás de Portugal (GdP), numa empresa detida pela EDP e pela italiana ENI, cabe à eléctrica nacional, disse o ministro das Actividades Económicas, Álvaro Barreto.

«O conselho de gerência da EDP é que tem que avaliar (o eventual chumbo) com os seus consultores» disse o ministro, acrescentando que «se a fundamentação que me for apresentada for no sentido de que há justificação para isso (para o recurso) terá com certeza o meu apoio total, ao contrário do que tenho lido».

Álvaro Barreto afirmou ainda, mais uma vez, que do seu ponto de vista a posição da Comissão Europeia é «errada», no entanto, «já esperada há bastante tempo». Isto porque, segundo o mesmo, a Comissão Europeia continuou a ver sempre esta operação numa perspectiva nacional, quando tanto o Governo como a própria EDP deixaram bem claros que esta operação só faria sentido num contexto ibérico, nomeadamente, no âmbito da criação do Mercado Ibérico de Electricidade (Mibel).

PUB

PUB

Últimas