Já fez LIKE no TVI Notícias?

Deco satisfeita com proibição de cobrança contadores

A Deco está satisfeita com a proposta de proibição de cobrança de contadores de água, gás e electricidade.

A Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores - DECO declarou-se hoje satisfeita com a proposta do PS de proibição de qualquer cobrança relativa aos contadores de água, gás e electricidade, uma reivindicação antiga da organização.

«Há muitos anos que temos vindo a fazer esta reivindicação aos sucessivos governos», afirmou à agência Lusa o jurista da associação Luís Pisco ao comentar o projecto-lei apresentado quarta-feira no Parlamento pelo deputado socialista Renato Sampaio.

PUB

Segundo o jurista, as operadoras cobram actualmente um valor pelo aluguer de um instrumento que faz parte da própria prestação do serviço e que nem sequer é propriedade do consumidor.

«Cabe ao consumidor proteger o instrumento e se há uma verificação da operadora que diz que o selo foi destruído ou danificado a responsabilidade recai logo sobre o consumidor», afirmou o responsável da Deco.

Para a Deco, o contador é como um taxímetro e não faz sentido ser o consumidor a pagá-lo, quando já paga o serviço, tal como não seria correcto uma empresa fornecedora de serviços de Internet cobrar a contagem.

«Seria o mesmo que irmos ao talho pedir meio quilo de carne e o talhante cobrar pela pesagem», exemplificou.

PUB

Últimas