Já fez LIKE no TVI Notícias?

Emprego no comércio mantém-se positivo em Fevereiro

Relacionados

O emprego no comércio a retalho aumentou 1,8%, em Fevereiro deste ano, face ao mesmo mês do ano anterior e um crescimento idêntico ao mês de Janeiro.

Segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), a variação do emprego resultou de evoluções de intensidade diferente nos dois tipos de comércio considerados.

Assim, no comércio de produtos não alimentares registou-se uma variação homóloga de 1,5%, o que significou uma aceleração de 0,3 p.p., enquanto no comércio a retalho de produtos alimentares a variação homóloga de 2,2% significou o movimento foi inverso, registando-se uma desaceleração de menos 0,5 pontos percentuais (p.p.).

PUB

No comércio de produtos não alimentares, destacam-se as evoluções positivas do comércio de têxteis, vestuário, calçado e artigos de couro (3,8%) e em estabelecimentos não especializados (15,6%).

O crescimento deste grupo deve-se à admissão de pessoal para uma grande superfície, a abrir num futuro próximo. Os contributos para o índice agregado foram, respectivamente, de 1,0 e 0,3 p.p.

Nos produtos alimentares, é de salientar a variação positiva de 3,6% observada no comércio em estabelecimentos não especializados, que contribuiu com 2,3 p.p. para a variação do total deste agrupamento.

Comparando com o mês anterior, o emprego no comércio a retalho registou uma diminuição de 0,4%, mantendo a evolução de sinal negativo dos últimos dois meses

Remunerações cresceram 4,9% em 12 meses

Em Fevereiro, as remunerações brutas cresceram 4,9% em termos homólogos. Para esta evolução contribuíram positivamente ambos os agrupamentos, produtos alimentares e produtos não alimentares, com crescimentos de 7% e de 3,8%, respectivamente.

PUB

Segundo o INE, no comércio de produtos alimentares, bebidas e tabaco refira-se o caso do comércio em estabelecimentos não especializados (7,1%), a que correspondeu uma contribuição de 5,6 p.p. para a variação do índice geral.

As remunerações em Fevereiro comparadas com o mês de Janeiro, registaram uma variação de menos 2,7%.

Horas trabalhadas no comércio aumenta 0,9%

Em Fevereiro, e face ao período homólogo do ano anterior, o volume de trabalho aumentou 0,9%, explica a mesma fonte.

Ambos os agrupamentos, produtos alimentares e produtos não alimentares, apresentaram variações homólogas idênticas à do índice agregado, 0,9%.

Face ao mês anterior, o volume de trabalho no comércio a retalho registou uma descida de menos 5,5%, reflexo do menor número dias do mês de Fevereiro.

PUB

Relacionados

Últimas