Já fez LIKE no TVI Notícias?

Empresas ajudam trabalhadores a pagar creches dos filhos

Relacionados

100 entidades já aderiram, 600 estabelecimentos aceitam

As empresas em Portugal têm a possibilidade de ajudar os seus funcionários a pagar as creches dos filhos. O Cheque Creche, criado pela Accor Services, é reconhecido pela Direcção-Geral da Acção Social como um vale social, mediante o qual as empresas podem comparticipar nas despesas de educação dos filhos dos seus colaboradores entre os 0 e os 7 anos de idade.

Em Portugal são mais de cem o número empresas que já aderiram ao Cheque Creche e o número de estabelecimentos aceitantes eleva-se a mais de 600, números esses que, segundo a Accor Services, estão «em contínuo crescimento».

PUB

Entre as instituições estão creches, jardins-de-infância, formação & ensino, União de Misericórdias e todas as IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social em Portugal) a nível nacional, além de colégios.

Para uma empresa se tornar aderente não existem valores mínimos, nem máximos, de comparticipação, já que a decisão depende da política social de cada uma. A nível de quadros médios das empresas, segundo o director-geral da Accor Services, Stéphane Eard, «os valores médios de comparticipação mensais variam entre os 100 e os 200 euros. Nos quadros superiores este valor pode variar entre os 400 e o valor total do custo mensal do colégio, a creche ou o jardim-de-infância», afirma.

Com o Cheque Creche as empresas comparticipam os custos de educação e usufruem de vantagens de âmbito social e fiscal, pois os vales são isentos de taxa social única (23,75%) e reforço de cerca de 40%, além dos 100% do valor de custo, no que diz respeito às entidades empregadoras e isenção de IRS e segurança social para os colaboradores.

À semelhança dos Cheque Creche, os Cheque Estudante são uma forma de comparticipação na educação dos filhos dos colaboradores, e um investimento na valorização contínua dos seus recursos humanos. Uma das principais vantagens para a entidade empregadora é a isenção de taxa social única (23,75%), e no caso dos colaboradores, um dos maiores benefícios é a isenção de segurança social (11%).

PUB

Relacionados

Últimas