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Empresas cortam nos salários mas dão benefícios em troca

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Mérito é cada vez mais o principal critério

As empresas estão cada vez mais a trocar os aumentos salariais por outros benefícios na hora de recompensar os funcionários pelo bom trabalho.

De acordo com um estudo da consultora Mercer sobre a tendência para 2009, 80% das empresas oferecem planos médicos como benefício, 33% atribuem um plano de pensões e 92% atribuem viatura como benefício.

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Para a realização do estudo foram analisados 84.571 postos de trabalho em 270 empresas presentes no mercado português.

«Verifica-se um crescente desenvolvimento de novas políticas de compensação em linha com os objectivos organizacionais, levando a que as organizações introduzam um conceito de flex benefits, em contraponto às tradicionais componentes fixas de remuneração, menos flexíveis e incapazes de responder à necessidade urgente de motivar e atrair profissionais mais conscientes, especializados e motivados», refere o partner da Mercer, Paulo Machado.

Salários sobem mas menos

Continuam a existir aumentos salariais, embora as expectativas apontem para que a subida venha a ser menor em 2009 do que em 2008. O critério para se aumentar um funcionário passa por um misto de factores (resultados individuais, resultados globais da empresa e inflação), mas o mérito individual é cada vez mais o principal factor.

Numa óptima de mais longo prazo, 27% das empresas concedem planos de opções de compra de acções aos seus colaboradores, maioritariamente atribuídos com uma periodicidade anual. O tempo mínimo da retenção da acção antes de poder exercer o direito é, para 78% das empresas, superior ou igual a 3 anos. Apenas 9% das organizações concedem planos de acções aos seus colaboradores.

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No que se refere a planos médicos, este benefício é atribuído em 80% das empresas. Já os planos de pensões, são atribuídos por cerca de um terço (33%) das empresas.

Carros trocam de 4 em 4 anos ou de 120 mil em 120 mil km

O automóvel é também um benefício atribuído na maioria da amostra (92%). O critério de escolha é na maioria das empresas por plafond. Quando o critério para a renovação do automóvel é o número de anos, maioritariamente este é igual ou superior a 4 (66%). Quando é o número de quilómetros, o critério de renovação situa-se abaixo dos 120 mil quilómetros (71%).

Há ainda 39% das empresas que atribuem seguro de acidentes pessoais e de vida. No mesmo número de companhias, as despesas associadas à educação dos colaboradores são asseguradas pela empresa, em média em 80% do custo total, estabelecendo em alguns casos um valor máximo limite. Apenas 8% das empresas concede subsídio escolar aos filhos dos colaboradores.

Há também 32% das empresas que atribuem complemento de subsídio de doença.

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Prémios anuais e trimestrais

Com uma periodicidade maioritariamente anual, 90% das empresas analisadas atribuem um bónus à generalidade dos seus colaboradores. O valor do bónus varia, em valores médios, entre os 23% para os directores de 1ª linha e os 14% para a área comercial ou de vendas. «A prevalência deste incentivo vai diminuindo em grupos com níveis de responsabilidade menores», explica o estudo.

Também com uma periodicidade trimestral/mensal, os incentivos de vendas são atribuídos sobretudo à área comercial. O varia, em valores médios, entre os 53% para os directores de 1ª linha e os 30% para a área comercial ou de vendas.

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