Já fez LIKE no TVI Notícias?

Empresas eólicas vão pagar fundo para a inovação

Relacionados

O Governo vai aproveitar o novo concurso de atribuição de licenças de produção de energia eólica para constituir uma das fontes de financiamento do plano tecnológico, sob a forma de um fundo para a inovação e que pode ultrapassar 100 milhões de euros, noticia o «Público.»

As empresas produtoras têm resistido à ideia de financiarem outros sectores, mas o Governo não foi sensível aos argumentos, alegando que será a base de dinamização de um novo pólo industrial no país: a medida consta do caderno de encargos e pesará na avaliação - quanto maior a contribuição anual proposta para o referido fundo, melhor a ponderação do consórcio.

O fundo para a inovação faz parte de um conjunto de obrigações que as empresas temiam verificar-se no novo concurso, a par de outras como a não actualização de tarifas na fase de desenvolvimento do investimento, com o petróleo em escalada de preços, a exigência de 20 por cento de capitais próprios e de garantias bancárias que chegam aos 100 milhões de euros. «São cláusulas boas para a banca, não para as empresas», comenta um dos investidores. A estas condições, o sector junta ainda a arbitrariedade dos prazos de licenciamento a que tem sido sujeito.

PUB

Hoje, as empresas esperam ouvir respostas a estas questões, quando o Ministério da Economia e Inovação anunciar o novo concurso internacional, a lançar até ao fim do mês, para a produção de mais electricidade através de energia eólica. Para o final do ano será realizado um segundo concurso nacional para lotes de pequena dimensão. Os dois concursos terão até um total de 1.700 megawatts (MW).

PUB

Relacionados

Últimas