Já fez LIKE no TVI Notícias?

ENACOL quer liderança dos combustíveis em Cabo Verde

A ENACOL (Empresa Nacional de Combustíveis de Cabo Verde) pretende alcançar a liderança no sector dos combustíveis em Cabo Verde, afirmou o presidente do conselho de administração da empresa, Carlos Ferreira.

Num almoço de apresentação à imprensa portuguesa, o responsável da petrolífera que acaba de entrar na bolsa cabo-verdiana, adiantou que já detêm uma quota de mercado de 48 por cento face a uma concorrente Shell que ainda é a líder naquele país.

Investimentos de 9 milhões de euros nos próximos três anos

PUB

«Prevemos ultrapassar até 2009 a nossa concorrente ao chegar aos 50 a 51%», acrescentou o director-geral da ENACOL, Luís Soares, que conta fazer investimentos de mais de 1 milhão de contos cabo-verdianos (9 milhões de euros) nos próximos três anos.

Para Luís Soares é preciso «aproveitar os momentos de relaxe dos concorrentes» e alargar a sua rede de retalho. «Vamos continuar a renovar os postos e estamos atentos a novas vias de circulação», apontou o mesmo, referindo que neste momento a Shell detém 27 postos de abastecimento em Cabo Verde, mais três que a ENACOL.

Lucros de 3,2 milhões de euros em 2006

No ano de 2006, a petrolífera contou com resultados líquidos de 350 mil contos (cerca de 3,2 milhões de euros) que traduzem um aumento dos lucros de 32%. «Os resultados da empresa foram os melhores de sempre», sublinhou Carlos Ferreira que indicou que o maior peso no volume de vendas é dos clientes directos, ou seja, da construção civil e da Electra (empresa de electricidade e água de Cabo Verde participada da EDP e da AdP).

«Queremos continuar a crescer e que o crescimento se mantenha. O nosso objectivo é de crescer sempre acima do país, sendo que Cabo Verde cresce a um ritmo de 7 a 8%», afirmou ainda o responsável que alerta, no entanto, para o facto de estarem previstos vários investimentos, incluídos no plano de negócios, já aprovado, para o período de 2007 a 2010.

PUB

Últimas