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Entrega de IRS pela Internet já cresceu 35%

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O número de declarações de IRS relativas à primeira fase entregues pela Internet ultrapassou um milhão, só até dia 27 deste mês.

O prazo inicialmente fixado pelas Finanças para a entrega de declarações terminava naquele dia, mas entretanto foi adiado para o dia 4 de Abril, devido à greve dos funcionários dos CTT, que pode ter atrasado a entrega de senhas de acesso, necessárias para fazer as declarações electrónicas.

Face ao período homólogo, a entrega de declarações pela Internet cresceu 35%.

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Recorde-se que nesta primeira fase entregam as declarações os contribuintes das categorias A e H, ou seja, com rendimentos de trabalho dependente e pensões.

«O aumento da adesão dos contribuintes à entrega das declarações por via electrónica é ainda patente no facto de o mais de um milhão de declarações chegadas aos serviços da Direcção-Geral de Impostos (DGCI) através da Internet até à data referida ser superior em cerca de 30% às 782.564 declarações entregues por esta via durante todo o ano passado», para a primeira fase, refere o Ministério das Finanças em comunicado.

Como o prazo afinal só vai terminar no dia 4 de Abril, «é expectável que ainda se verifique um acréscimo assinalável do número de declarações», acrescenta.

O Ministério refere ainda que, entre 10 e 24 de Março foram pedidas cerca de 315 mil senhas de acesso ao sítio das Declarações Electrónicas. «Todos estes números demonstram a crescente adesão dos contribuintes à Internet como meio de cumprimento das suas obrigações declarativas, o que constitui uma prova de que foram correctas as opções do Governo em termos de implementação de medidas de incentivo ao uso dos meios electrónicos», dizem ainda.

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Alertas de erro em 10% das declarações

Entre estas medidas está, recorde-se, o sistema de alertas, para evitar erros nas declarações, sendo que o balanço, até agora, «indica que a percentagem de alertas por declarações submetidas é de cerca de 10%, isto é, até à data foram emitidos alertas em cerca de 100 mil declarações, tendo os contribuintes procedido à correcção dos valores declarados na maioria dos casos».

«Verifica-se assim que existem várias dezenas de milhar de contribuintes que, devido à existência deste sistema, puderam corrigir atempadamente, e antes de a submeterem aos serviços da Administração Fiscal, os erros no preenchimento, evitando assim que, posteriormente, se tenham de deslocar aos serviços de Finanças para esclarecimento da situação, bem como eventuais atrasos no processamento das respectivas declarações e na recepção dos reembolsos, se for caso disso», conclui o comunicado.

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