Já fez LIKE no TVI Notícias?

Entrevista IKEA: «Abrir a 2ª loja em Lisboa é prioridade para próximos anos»

Para o director de expansão da IKEA Portugal, António Machado, Lisboa tem espaço para absorver ainda mais duas lojas, além de Alfragide. Para já, o responsável garante à «Agência Financeira» que os planos para avançar com a segunda unidade estão em marcha. E esta deverá ficar a norte da cidade.

A Ikea surgiu há cerca de 3 anos em Portugal. Que balanço faz?

Muito positivo. A marca em si está a ser muito conhecida em Portugal e o nosso conceito de venda foi muito bem aceite pelos portugueses. Há um interesse muito forte na gama de produtos. Em Fevereiro ultrapassámos os 5 milhões de visitantes, isso quer dizer que, um em cada dois portugueses passou pela loja.

PUB

E em termos de facturação?

Ultrapassámos o nosso objectivo. A meta era atingir 100 milhões de euros nos três primeiros anos e, no final do segundo ano, já tínhamos superado este número.

Superou então as expectativas?

Há sempre uma grande expectativa em torno da abertura de uma nova loja. Alfragide foi a nossa primeira loja em Portugal, entrámos num mercado novo. Os portugueses aprenderam muito rapidamente este conceito, em que participam no acto de compra e ao participarem sabem que estão a baixar o preço final do produto. Perceberam também que os produtos são de qualidade com preços muito acessíveis.

Quais são as perspectivas para esta loja?

Esta unidade tem tido um crescimento contínuo e é para continuar. Estamos a trabalhar para abrir uma segunda loja em Lisboa, esta será a nossa prioridade para os próximos anos. Está dentro do nosso programa de expansão: queremos abrir mais cinco lojas, em que próxima será na zona da Grande Lisboa.

PUB

Falou-se no Parque das Nações. Já é uma localização definitiva?

Ainda não decidimos qual será a sua localização.

Mas tem alguma zona preferencial?

Como estamos em Alfragide, gostaríamos de ter uma loja na zona Norte de Lisboa. Esta tanto pode ser no Parque das Nações como pode ser numa zona ao longo da A1 ou da A8. Temos muitas hipóteses.

Já estão em negociações?

Estamos a analisar, temos várias possibilidades e brevemente iremos anunciar a localização. Alfragide foi o início de um grande programa de expansão em Lisboa mas vamos ter uma segunda loja e porque não uma terceira.

Lisboa tem capacidade de absorver mais lojas IKEA?

Sim, acredito que a longo prazo podemos ter uma terceira loja em Lisboa.

E há espaço?

Sim. Há uma margem de crescimento enorme porque o nosso conceito é novo.

Os estudos indicam essa margem de crescimento?

Sim, além disso abrir uma loja IKEA custa mais de 60 milhões de euros, é um investimento muito grande para não ter certezas.

PUB

Veja a entrevista na íntegra

«Há interesse que a IKEA mantenha o programa de expansão»

«Há espanhóis que se deslocam a Portugal para virem ao Ikea»

«Centros comerciais devem avançar mas sem parcerias»

PUB

Últimas