Já fez LIKE no TVI Notícias?

Entrevista IKEA: «Centros comerciais devem avançar mas sem parcerias»

O director de expansão da IKEA Portugal, António Machado, revela à «Agência Financeira» que uma das apostas do grupo será o desenvolvimento de centros comerciais. O responsável alerta, no entanto, que não está previsto o desenvolvimento de parcerias nesta área.

Qual o plano de expansão da IKEA?

O nosso programa até 2015 prevê abrir mais cinco lojas, além de Alfragide e Matosinhos. Uma será de certeza na zona da Grande Lisboa, depois queremos abrir uma segunda loja na zona do Porto, outra no Centro e outra no Sul.

PUB

Quais serão as localizações no Centro e no Sul?

Ainda não se sabe o local concreto.

A nova loja no Porto não fará concorrência com a de Matosinhos?

É evidente que há sempre, mas os nossos estudos de mercado mostram que há potencial. Além disso, abrir uma loja IKEA demora o seu tempo, antes de 2010 de certeza que não a vamos abrir. Acredito que a loja de Matosinhos vá conquistando mercado e depois haverá espaço para uma segunda loja na zona do Porto. Temos cerca de 3,3 milhões de pessoas a uma hora de Matosinhos. Mas a nossa prioridade é sem dúvida abrir a loja na zona da Grande Lisboa.

Qual vai ser o investimento total?

Irá rondar os 660 milhões de euros.

Como vai funcionar o conceito de centro comercial?

O centro comercial só existe com loja IKEA, nunca teremos um centro comercial sem esta, uma vez que, o objectivo é alargar ainda mais a oferta.

Quem poderá ser o parceiro para desenvolver este conceito?

PUB

Já temos uma equipa em Portugal que está a trabalhar na comercialização do centro comercial. Seremos os proprietários deste espaço e iremos fazer a sua comercialização.

Mas em Espanha estão a desenvolver uma parceria com a Sonae Sierra. Este exemplo não pode ser aplicado em Portugal?

É um caso diferente. O que estamos a desenvolver em Matosinhos e, que servirá de exemplo para os futuros projectos, é criar um conceito onde há uma ligação directa entre a loja e o centro comercial. Todo o «layout» do centro comercial está estudado em relação à ligação da loja IKEA, não fazemos o contrário. O centro comercial só existe quando existe uma loja.

A parceria com a Sonae está afastada?

Sim mas o conceito que estamos a desenvolver é ainda muito recente. Temos na Polónia, na Rússia, na Alemanha e vamos agora abrir o centro comercial em Matosinhos.

A IKEA comercializa casas pré-fabricadas. Portugal também pode começar a vender?

Não está dentro do nosso plano. É um conceito muito recente dentro da IKEA e não está a ser desenvolvido em grande escala. Não posso dizer se é um mercado interessante ou não porque ainda não fizemos estudos.

PUB

Veja a entrevista na íntegra

«Há interesse que a IKEA mantenha o programa de expansão»

«Abrir a 2ª loja em Lisboa é prioridade para próximos anos»

«Há espanhóis que se deslocam a Portugal para virem ao Ikea»

PUB

Últimas