Já fez LIKE no TVI Notícias?

Estado endivida-se em 20 mil milhões de euros em 2005

O Estado vai pedir emprestado o equivalente a dois mil euros por português, durante este ano, elevando para 20 mil milhões de euros o total de dívida a contrair durante 2005, noticia o «Jornal de Notícias».

Em termos acumulados (a soma deste com os anos anteriores) calcula-se que o Estado termine o ano com 102 mil milhões de euros em dívida, o que equivale a 10 mil euros por cada português e a 65% do Produto Interno Bruto (PIB, a riqueza gerada no país), uma subida forte face aos 61,9% do PIB registados em 2004.

A última previsão, feita em Janeiro, apontava para um total de 14,6 mil milhões de dívida a contrair este ano, mas as alterações introduzidas pelo Orçamento Rectificativo, aprovado pelo actual Governo em Julho, vieram aumentar a necessidade de financiamento do Estado, adiantou ontem o Instituto de Gestão de Crédito Público (IGCP).

PUB

Na sequência do Rectificativo, o IGCP reviu o programa de financiamento que tinha sido anunciado em Janeiro e, agora, planeia contrair dívida no valor de 20 mil milhões de euros, até ao final do ano - um montante que inclui uma fatia de 7,2 mil milhões de euros referente ao refinanciamento de dívida de médio e longo prazo, que será amortizada durante este ano.

A revisão do programa de financiamento implica a emissão de títulos de dívida como Obrigações e Bilhetes do Tesouro ou Certificados de Aforro.

PUB

Últimas