Já fez LIKE no TVI Notícias?

Estaleiros da Lisnave aumentam actividade 35%

Crescimento da China e Índia levou a mais fretes marítimos

Os estaleiros da Lisnave aumentaram a sua actividade em 35 por cento no primeiro semestre do ano face ao mesmo período de 2007, anunciou a empresa de reparação naval, citada pela «Lusa».

O crescimento deveu-se ao maior volume de fretes marítimos suscitados principalmente pela emergência das economias da China e da Índia, que «por inerência provocaram maior actividade nos estaleiros», quer de construção quer de reparação, comentou uma fonte da Lisnave.

PUB

Assim, nos primeiros seis meses do ano foram reparados 66 navios nos estaleiros da Mitrena, Setúbal, mais cinco face a igual período de 2007.

Durante este período foram reparados 46 petroleiros, sete graneleiros, cinco porta-contentores, dois navios de passageiros, dois navios de carga geral, dois LPG (transporte de Gás Liquefeito de Petróleo) e outros.

O bom momento da actividade de reparação traduz-se pela repetição de negócios - de armadores que voltam- nomeadamente a Eagle Shipmanagement, de Singapura, que já este ano reparou seis navios na empresa portuguesa, de um total de 12 programados para 2008.

Destaque também para a armadora Columbia Shipmanagement, da Alemanha, que no primeiros semestre reparou quatro navios, para o grupo V. Ships, que colocou quatro, e a OSG Shipmanagement, da Grécia, com três navios.

Ainda em termos de repetição de negócios há a considerar a A/S Dampskibsselskabet (Dinamarca), a Arab Maritime Petroleum Tanker (Egipto) e a Ernst Jacob (Alemanha), todas com duas reparações.

Por outro lado, a fonte adiantou que está a chegar o segundo de quatro navios da companhia petrolífera venezuelana (PEDVESA), de que resultará uma receita de 10 milhões de euros para a Lisnave.

PUB

Últimas