Já fez LIKE no TVI Notícias?

Eutanásia em mais de 3 mil pessoas em 2004

Cerca de 3 mil doentes foram ilegalmente ajudados a morrer na Grã-Bretanha em 2004, segundo um estudo hoje revelado e que afirma ser o primeiro jamais feito no país sobre a eutanásia.

O estudo, publicado na revista especializada Palliative Medicine, indica q ue dos 585.000 mortos registados na Grã-Bretanha naquele ano 2.865 óbitos, ou se ja 0,5 por cento, referem-se a casos em que os doentes foram auxiliados pelos médicos a morrer.

Estes números, que representam uma média de oito casos por dia, foram obti dos num inquérito confidencial realizado junto de médicos pelo professor Clive Seale, da Universidade Brunel, no Oeste de Inglaterra.

PUB

Segundo aquela publicação, 857 médicos de clínica geral e especialistas ac eitaram preencher o questionário, mantendo o anonimato.

O estudo indica que em 936 casos, 0,16% do total, se tratou de eu tanásia voluntária, enquanto 1.929 (0,33%) foram resultado de eutanásia sem pedido explícito do doente.

Segundo Clive Seale, estes últimos casos referem-se a doentes que tinham anteriormente manifestado o desejo de serem ajudados a morrer, mas que na fase terminal da doença não estavam em condições de pedir a eutanásia, que é ilegal na Grã-Bretanha.

PUB

Últimas