Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Excesso de Regulação» é o maior risco para a banca

Relacionados

O excesso de regulação foi apontado como o maior risco que a banca enfrenta, de acordo com o relatório Banana Skins 2006, elaborado pela PricewaterhouseCoopers (PwC) em colaboração com o CSFI.

Pelo segundo ano consecutivo, os inquiridos consideram que o peso da regulação está a colocar em perigo a saúde financeira da banca, devido aos custos e à distracção provocada pela introdução constante de novos regulamentos. Além disso, muitos dos inquiridos acrescentaram que estão preocupados com a crescente interferência política dos governos, que procuram influenciar o comportamento dos bancos e colocar obstáculos à liberdade dos mercados.

O relatório revela ainda que os esforços dos governos e das entidades reguladoras para aliviarem a carga regulatória ainda não tiveram resultados. José Manuel Bernardo, partner da PwC, afirmou: «A banca está novamente a lançar um desafio aos reguladores, no sentido de avaliarem se alcançaram o equilíbrio perfeito entre os custos e os respectivos benefícios».

PUB

O estudo deste ano coincidiu com um período de maior volatilidade nos mercados financeiros, o que se reflecte no Índice Banana Skins, uma nova ferramenta que mede os níveis de ansiedade do mercado, baseada nos resultados do inquérito.

O relatório resulta de 468 inquéritos a banqueiros, profissionais de outras instituições financeiras, reguladores e especialistas do sector, de 60 países (incluindo Portugal).

PUB

Relacionados

Últimas