Já fez LIKE no TVI Notícias?

Famílias com rendimento maior este ano

Relacionados

O Banco de Portugal (BdP) prevê que o consumo privado cresça 1,4 por cento tanto este ano como no próximo, a acompanhar a melhoria do rendimento disponível.

Quer isto dizer que os portugueses vão ter mais rendimento disponível este ano, diz o BdP no Boletim Económico, apresentado esta quarta-feira no Parlamento.

O aumento do consumo só não será maior devido à subida das taxas de juro e consequente elevado nível de endividamento das famílias, que ascende já a 124% do rendimento disponível, disse o governador da instituição, Vítor Constâncio.

PUB

Endividamento elevado mas sustentável

Embora assumindo que o endividamento das famílias é um factor que «preocupa» o Banco de Portugal, o governador sublinhou também que este nível de endividamento é «controlado pelos bancos» e «continua a ser sustentável face ao rendimento disponível». É que a situação patrimonial das famílias em termos financeiros é «positiva» e representa cerca de 500% do rendimento.

«A aceleração do consumo privado em 2007 é corroborada pela evolução do indicador da situação financeira das famílias esperada para os próximos 12 meses pela Comissão Europeia», refere. Também a ajudar estará um crescimento de 0,3% no emprego, que vai acelerar para outro de 1% no ano que vem.

O Banco de Portugal prevê um aumento das despesas de investimento das famílias portuguesas em construção e habitação no ano que vem, o que deverá ajudar à recuperação do sector da construção.

«O comportamento esperado do consumo no horizonte de projecção reflecte, embora de forma alisada, a evolução do rendimento disponível real das famílias, proporcionado pela recuperação mais sustentada da actividade económica», conclui o BdP.

PUB

Relacionados

Últimas