Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fed e BCE devem continuar a subir as taxas de juro

A OCDE prevê mais subidas do preço do dinheiro na Zona Euro e nos EUA:

A Reserva Federal norte-americana e o Banco Central Europeu (BCE) devem continuar a subir as taxas de juro, ainda com prudência para evitar limitações à recuperação económica na Zona Euro, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Nas Previsões Económicas de Primavera hoje divulgadas, a OCDE refere que a Fed tem espaço para uma política monetária mais restritiva este ano, com a economia dos EUA a crescer a um bom ritmo (3,6%), antes de abrandar em 2007.

PUB

Na Zona Euro, a organização internacional refere que a política monetária deve continuar a ser acomodatícia, ou seja, deve continuar a favorecer o crescimento económico, sugerindo que não deve ocorrer um aumento rápido do preço do dinheiro.

No entanto, refere também que o estímulo da política monetária «deve ser retirado gradualmente».

A taxa de juro de referência da Zona Euro está nos 2,5%, depois do BCE a ter aumentado por duas vezes desde Dezembro último.

O balanço entre o perigo das pressões inflacionistas e o ritmo do crescimento económico devem continuar a determinar a condução da política monetária, segundo a OCDE, para quem a subida das taxas de juro deve acontecer só quando houver sinais claros da retoma consolidada da economia.

PUB

Últimas