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Férias longas estão a desaparecer

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Evitam passear em altura de pausa escolar porque sai mais caro

Um estudo da marca Holiday Inn, pertencente ao grupo hoteleiro Intercontinental (IHG), mostra que, cada vez mais, as famílias preferem curtos períodos de férias, em vez de longos.

Segundo o estudo, 52% dos inquiridos assegura que este ano não faz férias de duas semanas, apontando os custos como o principal problema.

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«Pelo contrário, as férias curtas, de três ou quatro dias, estão a ganhar popularidade entre os casais que fazem malabarismos entre o trabalho e a vida familiar», refere o estudo.

Actualmente, as famílias, em média, fazem quatro breves períodos de descanso ao ano, já que um longo fim-de-semana, cada três meses, permite evitar o stress excessivo causado pela rotina diária.

Não há dinheiro para mais

O inquérito, dirigido a 5.000 pessoas, revela que 24% não sai durante as férias escolares, uma vez que fica mais caro do que em qualquer outra época do ano. Outros 24% só conseguem pagar férias de poucos dias, independentemente da data.

Por outro lado, uma em cada cinco pessoas, não consegue ter tempo para férias, enquanto que um em cada dez casais não consegue ter férias nas mesmas datas.

72% dos inquiridos acredita que férias curtas são a forma mais exequível de levar toda a família de férias. Quatro em cada dez pessoas diz que planear o tempo livre com a família, de uma forma regular, os faz sentir menos culpados pelo tempo que passam no trabalho, longe dos filhos.

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Há quem deteste viajar

Um quarto dos entrevistados declarou ainda que «detestava gastar, num único descanso anual, o dinheiro ganho tão duramente». Por outro lado, 50% refere que «não gosta de voar para longe e uma em cada 10 pessoas odeia longas viagens de carro, comboio ou barco».

O estudo mostra ainda que 19% não gosta de perder tempo a fazer e desfazer as malas de uma longa viagem e um em cada dez detesta a lavagem da roupa no regresso das férias. 6% preocupa-se com o aumento de trabalho que vai encontrar no regresso e 5 % sente falta do conforto da casa.

«Nos últimos anos temos assistido a um enorme crescimento nas reservas de férias curtas, nos Holiday Inn. Já lá vai o tempo em que as famílias poupavam o ano todo para as típicas férias de duas semanas, no período mais caro e concorrido do ano, o Verão. Hoje estamos muito mais atentos e sabemos procurar na Internet as melhores ofertas», referiu o director de Operações para o Sul da Europa das marcas Crowne Plaza, Holiday Inn e Express by Holiday Inn, Luciano Lusardi.

«Porquê gastar o dinheiro arduamente ganho, numas grandes férias, quando três ou quatro pausas ao ano significam menos stress, menos dinheiro e mais diversão?», acrescentou.

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