Já fez LIKE no TVI Notícias?

Finanças apreendem 400 mil maços de Marlboro

A DGAIEC apreendeu 400 mil maços de tabaco, no valor de 1,2 milhões, no Porto de Leixões.

A Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC) efectuou uma apreensão de um contentor que continha 800 caixas de tabaco, cada uma com 50 volumes, isto é, 400 mil maços de tabaco de marca Marlboro, num total de 8 milhões de cigarros.

Segundo o comunicado avançado pelo Ministério das Finanças e da Administração Publica, o valor da carga apreendida ascende a cerca a 1,2 milhões de euros, sendo que o imposto devido seria de cerca de 765 mil euros.

PUB

A carga, proveniente da China, estava dissimulada num contentor que transportaria, supostamente, fios de poliéster destinados a uma firma portuguesa do concelho de Fafe e tinha adquirido estatuto comunitário em Espanha, para ser introduzida em Portugal para consumo.

Após a detecção de declarações falsas pelos funcionários da DGAIEC, o contentor ficou sob vigilância permanente da Alfândega do Porto de Leixões que, em colaboração da Brigada Fiscal, seguiu a carga até ao local da respectiva descarga, neste caso, num armazém em Vila Nova de Famalicão.

Foi ainda apreendido o veículo de transporte da mercadoria, no caso um automóvel da marca BMW, e detidos seis indivíduos de nacionalidade portuguesa.

«Esta apreensão resulta de um esforço permanente de formação e de análise do risco por parte dos funcionários das Alfândegas portuguesas, tal como tem sido demonstrado por várias apreensões de drogas nos aeroportos nacionais, que têm como missão exercer o controlo das fronteiras externas da União Europeia de modo a prevenirem danos à saúde, segurança pública e economia do espaço comunitário», referem.

PUB

Últimas