Já fez LIKE no TVI Notícias?

Galp investe mais de mil milhões em Sines e vai empregar mais 150 pessoas

Relacionados

Vai produzir combustível para aviões

A Galp Energia lançou este sábado o Projecto de Conversão e da Melhoria da Eficiência Energética da Refinaria de Sines, com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates, e do ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, num mega-investimento.

O projecto prevê a construção de uma nova unidade de hidrocraqueamento de gasóleo pesado (Hydrocracker) para a produção de gasóleo e jet fuel (combustível para aviões).

PUB

Para além desta unidade principal, serão construídas também uma unidade de Steam Reformer para produção de hidrogénio e uma unidade de recuperação de enxofre dos gases produzidos, ambos necessários para o funcionamento do Hydrocracker.

No período mais intenso de construção prevê-se que estejam a trabalhar, na Refinaria de Sines, cerca de 3.660 pessoas, sendo que, após a conclusão do projecto, a Galp Energia prevê criar cerca de 100 novos postos de trabalho. Estima-se ainda que ao nível de subcontratação sejam necessários cerca de 100 novos trabalhadores com formação especializada na área da manutenção industrial.

Galp quer fazer face à crescente procura de gasóleo em Portugal

«Este projecto de conversão visa ajustar o perfil de produção das duas refinarias às necessidades do mercado, maximizando a produção de gasóleo em 2,5 milhões de toneladas, já a partir de 2011, através da diminuição da produção de fuelóleo», acrescenta a petrolífera.

«O aumento da produção de gasóleo irá permitir, não só responder às tendências de consumo do mercado ibérico, no qual se tem assistido a uma procura crescente deste produto, como aproveitar o diferencial de preços entre o gasóleo e o fuelóleo nos mercados internacionais», refere ainda.

PUB

«O projecto, que implica a realização de um investimento no montante de cerca de 1.300 milhões de euros, bem como a manutenção dos postos de trabalho existentes e criação de 150 novos postos de trabalho directos, irá colmatar os défices de produção de gasóleo observados no aparelho refinador nacional, anulando a importação até agora necessária deste produto, estimando-se que venha a representar uma poupança de mais de 6% na factura anual de energia do País e assegurando não só uma maior cobertura da actividade de refinação, como também um incremento da segurança do abastecimento energético nacional», adianta também a Galp.

73 milhões para centrais de cogeração

A Galp Energia está a instalar duas centrais de cogeração nas Refinarias de Sines e do Porto respectivamente. A central de cogeração da Refinaria de Sines, com uma potência de 82 MW eléctricos e uma capacidade de produção de 250 ton./h de vapor equivalentes a 216 MW térmicos, representa um investimento total de cerca de 73 milhões de euros e entrará em funcionamento já no início do próximo ano, possibilitando uma redução de 23% no consumo de energia primária.

PUB

Relacionados

Últimas