Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo admite portagens a automóveis nos centros urbanos

O secretário de Estado do Ambiente admite que a imposição de portagens à circulação automóvel nos centros das cidades pode ser uma das soluções para melhorar a qualidade do ar.

«Essa poderá ser uma das medidas a implementar, de forma que as pessoas se convençam de que trazer o carro para os centros das cidades é um luxo que se tem que pagar e não um direito», disse Humberto Rosa, citado pela «Rádio Renascença».

O secretário de Estado falava ontem aos jornalistas, no Porto, no final da sessão de encerramento da apresentação pública dos «Planos e Programas para a melhoria da qualidade do ar na região Norte».

PUB

Humberto Rosa considerou que essa medida poderá ser aplicada nas cidades com maiores problemas de poluição, nomeadamente Lisboa, Porto e Coimbra, articuladamente com outras destinadas a reduzir as emissões dos edifícios.

O governante apelou aos autarcas para que apresentem planos de redução de emissões, à semelhança do que aconteceu recentemente com um conjunto de 30 cidades canadianas, que, por iniciativa própria, articularam um conjunto de medidas destinadas a garantir uma redução de emissões de partículas poluentes da ordem dos 30%.

«Estou convencido de que a nova geração de autarcas já está muito sensível para esta questão, que é essencial para melhorar a qualidade de vida nas cidades», afirmou.

A redução do tráfego nas cidades, favorecendo o transporte público em detrimento do privado, a limpeza das ruas de forma a reduzir as poeiras no ar e a utilização de energias alternativas para aquecimento são algumas das medidas sugeridas para garantir a melhoria da qualidade nas cidades.

PUB

Últimas