Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo altera regras do complemento solidário para idosos

Relacionados

Pensionistas com dependência severa beneficiados

O Governo aprovou em Conselho de Ministros algumas alterações às regras do complemento solidário para idosos, «de modo a tornar a prestação ainda mais estável e o procedimento mais simples».

«Decorridos cerca de três anos e meio sobre a aprovação da criação do complemento social para idosos, é hoje possível confirmar o impacto realmente positivo desta prestação na vida de milhares de idosos e, em resultado do rigoroso acompanhamento efectuado à sua execução, proceder aos ajustes que se revelaram necessários», refere a Presidência do Conselho de Ministros no comunicado emitido após a reunião dos governantes.

PUB

Após este período, o Governo verificou que os titulares desta prestação são sobretudo idosos cujos rendimentos apresentam uma forte tendência de estabilidade. Por isso mesmo, uma das alterações passa por a renovação da prova ser feita a requerimento do beneficiário ou oficiosamente pela entidade gestora da prestação quando seja atribuída ou cessada pensão ou complemento de pensão.

O diploma vem introduzir igualmente alterações mais favoráveis para os idosos que se encontram em situações de dependência severa, por estarem acamados ou por apresentarem quadros de demência grave. Assim, o acréscimo de montante atribuído por dependência de 2.º grau aos idosos que se encontram naquela situação deixa de ser considerado para efeitos de atribuição do complemento solidário para idosos.

PUB

Relacionados

Últimas