Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo deve rever crescimento da economia em alta

Relacionados

O ministro das Finanças disse esta sexta-feira, em Helsínquia, que deverá corrigir em alta o crescimento da economia portuguesa para 2006, em reacção aos dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

«Temos forte probabilidade de rever em alta a previsão de crescimento para 2006», disse Teixeira dos Santos aos jornalistas, à margem de uma reunião dos ministros das Finanças que começou hoje e termina sábado na capital finlandesa.

O governante português previa até agora um crescimento de 1,1 por cento do PIB nacional durante o corrente ano.

PUB

A economia portuguesa cresceu 0,9% no segundo trimestre, face a igual período de 2005, superando claramente as expectativas dos analistas, revelam os dados hoje divulgados pelo INE.

O ritmo homólogo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre representa uma desaceleração de 0,2 pontos percentuais em relação ao verificado no primeiro trimestre, mas fica claramente acima das estimativas dos analistas.

Em cadeia (face ao trimestre imediatamente anterior), a economia portuguesa cresceu também 0,9%, acelerando o passo face aos 0,3% verificados no primeiro trimestre e triplicando as expectativas dos analistas, que esperavam um valor entre 0,3 e 0,4%.

«Eu creio que só com um grande cataclismo na economia portuguesa é que a previsão de crescimento que o Governo apresentou não se concretizará», insistiu o ministro.

PUB

Relacionados

Últimas