Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo «insensível» às greves não cede a pilotos

As negociações entre pilotos e Governo já aconteceram e não estão agendadas mais reuniões.

Em causa está o aumento da idade da reforma dos pilotos para os 65 anos e as alterações ao montante das pensões destes profissionais, às quais o Governo fixou um máximo de 12 salários mínimos nacionais.

Depois do pré-aviso de greve e da imprensa avançar que os sindicatos se voltariam a reunir esta quinta-feira com os dois ministérios envolvidos nesta matéria (Obras Públicas, Transportes e Comunicações e Trabalho e Solidariedade Social), o Governo já afastou a disponibilidade para rever a sua posição no que diz respeito à implementação das novas regras que entraram em vigor em Janeiro.

PUB

Contactado pela «Agência Financeira», fonte oficial da tutela (Obras Públicas) garantiu não estar agendada qualquer reunião com os sindicatos para esta quinta-feira nem, para já, para os próximos dias. O mesmo garantiu fonte do ministério do Trabalho, já depois do próprio ministro, Vieira da Silva, ter reagido às últimas notícias.

«As alterações (que o Governo pretende implementar) tinham sido amplamente discutidas com as estruturas sindicais antes da realização do diploma», disse dando a entender a falta de disponibilidade para voltar a abordar a matéria. E, acrescentou o ministro do Trabalho, «o interesse geral sempre se colocou acima de qualquer interesse particular». O que permite concluir que não irá ceder à «pressão» das greves que se avizinham e que as regras da Segurança Social serão aplicadas a todos.

Recorde-se que estão marcadas greves, por parte de vários sindicatos, para os meses de Outubro e Novembro, que levarão a que muitos aviões, nomeadamente da TAP, não cheguem a levantar voo.

PUB

Últimas