Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo vai gastar 70 milhões do QREN com PME Investe

Relacionados

Alta do petróleo, subida das taxas de juro e crise espanhola exigiam medidas de apoio às empresas

A linha de crédito PME Investe, de 750 milhões de euros, que será disponibilizada às pequenas e médias empresas (PME) por 15 instituições de crédito, é «apadrinhada» pelo Governo, bonificada e garantida. O Estado vai desembolsar mais de 70 milhões de euros de verbas do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

Na cerimónia de assinatura dos protocolos com as 15 instituições, o ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, sublinhou que esta é «uma linha de crédito sem paralelo na nossa história».

PUB

«Esta é a prova provada da grande prioridade que damos às PME, que são a coluna dorsal da nossa economia», disse. O ministro admitiu que, com a alta do petróleo, a subida das taxas de juro e as dificuldades crescentes da economia espanhola, nossa principal parceira comercial e de negócios, «era necessário responder ao desafio, criando factores positivos. Esta cerimónia mostra que é possível criar rapidamente instrumentos muito positivos para as PME».

Operação foi montada em seis semanas

A iniciativa foi anunciada a 21 de Maio pelo primeiro-ministro, José Sócrates, no Parlamento, e «demorou apenas seis semanas a ser montada».

Nesta linha de crédito, as PME beneficiarão de várias condições excepcionais, entre elas uma taxa de juro 125 pontos base inferior à Euribor, sendo o diferencial suportado pelo Estado, e uma garantia de até 50% do montante do crédito, por uma empresa de garantia mútua.

«O Governo suporta de duas formas: uma parte que é bonificada e outra parte que é garantida. A parte da garantia do crédito, não pode ser quantificada à partida, depende do risco de cada empresa e de como for evoluindo o crédito. Mas quanto à parte da bonificação, serão cerca de 70 milhões de euros. São fundos do QREN, portanto, não terá qualquer impacto nas contas do Orçamento do Estado», explicou o ministro Manuel Pinho à saída, em declarações aos jornalistas.

PUB

Relacionados

Últimas