Já fez LIKE no TVI Notícias?

Imposto Automóvel é o mais fácil de cobrar

Relacionados

«O Governo deveria despenalizar o imposto automóvel a partir do momento em que começa a aumentar a sua eficácia fiscal, o que tem acontecido nos últimos anos. Desta forma, haveria uma redistribuição da carga fiscal», afirma à «Agência Financeira» o secretário-geral da Associação do Comércio Automóvel de Portugal, Hélder Pedro.

«O imposto automóvel desde que foi criado em 1988 foi aquele que sempre teve um comportamento mais estável e foi sempre aumentando as receitas, de forma gradual e consistente. É um seguro estável», acrescenta o responsável.

Apesar da quebra de vendas de veículos novos registada, no ano passado, e que rondou os cinco por cento, Hélder Pedro garante que as receitas fiscais do Estado provenientes do Imposto Automóvel (IA) sofreram uma perda de 0,7%. «O Governo não foi prejudicado, como o imposto é progressivo isso retira o impacto desta descida», refere.

PUB

Seguir exemplo de Espanha

De acordo com o secretário-geral da ACAP, Espanha cobra 16% do IVA e não cobra IVA sobre o imposto de matriculação, rondando um total de 25%, ou seja, metade do que é cobrado actualmente em Portugal.

«Espanha desceu o imposto automóvel a partir do momento em que foi compensado por outros sectores e mais recentemente a Grécia, em Portugal é que não», concluiu.

Veja o vídeo da entrevista

PUB

Relacionados

Últimas