Já fez LIKE no TVI Notícias?

Inatel está a financiar férias em Espanha

Relacionados

A Unihsnor Portugal acusa o Instituto de Turismo de Portugal (ITP), com um programa do Inatel, de financiar férias em hotéis espanhóis e de levar Portugal a perder 520 mil euros para a vizinha Espanha.

«O financiamento que o Instituto de Turismo de Portugal (ITP), entidade responsável pela promoção e desenvolvimento do nosso país enquanto destino turístico, atribui ao programa de Turismo Sénior do INATEL está a ser utilizado para a promoção e desenvolvimento do turismo espanhol», refere a Unishnor (União das Empresas de Hotelaria, de Restauração e de Turismo de Portugal).

De acordo com a associação, esta informação pode ser comprovada consultando o site do INATEL, o qual a «Agencia Financeira» já o fez.

PUB

O objectivo do programa de Turismo Sénior é o de «proporcionar aos cidadãos portugueses a oportunidade de efectuarem viagens de interesse turístico e cultural, em períodos de época baixa, minorando desta forma os efeitos da sazonalidade e consequente taxa de desemprego», diz o próprio INATEL.

O programa deste ano anuncia na sua primeira fase a possibilidade de realização de férias em Espanha, no período de Janeiro a Maio, utilizando unidades hoteleiras espanholas. E os programas realizados em Portugal terão apenas lugar no período de Março a Junho.

Desta forma, a Unihsnor afirma que «a minoria dos efeitos da sazonalidade e da consequente taxa de desemprego será visível não em Portugal, mas na vizinha Galiza, contando para isso com o dinheiro gerado pela economia portuguesa».

Sabendo a associação que serão 80 os grupos de turistas que se irão deslocar a Espanha no âmbito deste programa e tendo em conta que a receita média que cada grupo do INATEL gera nos hotéis portugueses ronda os 6.500 euros, concluem que o «turismo português irá perder cerca de 520 mil euros (que serão gastos em hotéis espanhóis)».

PUB

Hotéis vão ficar livres durante o fim-de-semana

A situação é ainda mais grave, diz a Unihsnor já que se verifica no programa que a estadia dos grupos de portugueses será, em grande parte dos casos, realizada durante a semana, deixando os hotéis livres nos períodos de fim-de-semana. «Uma regra que o INATEL sempre se recusou a aplicar em Portugal».

E acrescentam: «A Unihsnor Portugal considera esta situação incompreensível e inaceitável, acusando o INATEL de vir afastando o programa dos seus objectivos iniciais e de recusar qualquer diálogo com os representantes do sector hoteleiro nacional».

Neste sentido, a associação já solicitou a intervenção do presidente do ITP de forma a assegurar que este só irá financiar o programa de Turismo Sénior do INATEL que se realize em Portugal.

PUB

Relacionados

Últimas