Já fez LIKE no TVI Notícias?

INE confirma quebra de 20% na produção de vinho

Relacionados

As mais recentes previsões agrícolas apontam para um decréscimo de 20 % da produção de vinho este ano.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), «a vinha foi das culturas mais prejudicadas pelas condições meteorológicas, devendo a produção de vinho situar-se próxima dos 5.819 mil hectolitros, cerca de 4/5 da produção alcançada na vindima passada».

A previsão de produção de uva de mesa aponta para um decréscimo de 5%, face à produção registada no ano anterior, devendo situar-se nas 50 mil toneladas.

PUB

Por outro lado, houve acréscimos de produção das culturas arvenses de Primavera/Verão e para quebras nos pomares de frutos frescos e de casca rija.

O mês de Setembro caracterizou-se por temperaturas médias do ar ligeiramente acima da normal e por alguma instabilidade, principalmente a sul do Tejo, que levou à ocorrência de precipitação por vezes intensa e acompanhada de trovoada, ventos fortes e granizo.

«Este quadro meteorológico não foi, de um modo geral, prejudicial para a agricultura, permitindo a recuperação de algumas culturas de Primavera/Verão e a realização, em razoáveis condições, das colheitas e vindimas, bem como a preparação dos trabalhos de mobilização do solo para o próximo ano agrícola», explicam.

PUB

Relacionados

Últimas