Já fez LIKE no TVI Notícias?

Inflação estabiliza em Fevereiro nos 2,9%

Relacionados

Transportes, alimentos, habitação e combustíveis deram as maiores contribuições para o aumento dos preços

A taxa de inflação homóloga manteve-se nos 2,9% em Fevereiro, taxa já registada em Janeiro deste ano.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), os Transportes, os Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas e a Habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis foram as classes que mais contribuíram para o aumento homólogo dos preços. A única contribuição negativa verificou-se ao nível das Comunicações.

PUB

Aumento do Tabaco chegou mais cedo este ano

Comparando a taxa de variação homóloga de Fevereiro de 2008 com a média das taxas dos três meses anteriores (2,8%), «verificaram se acelerações de preços na maior parte das classes, destacando-se a classe das Bebidas alcoólicas e tabaco, devido ao aumento do preço do tabaco que este ano se começou a fazer sentir junto dos consumidores mais cedo do que em 2007», revela o INE.

Por outro lado, assinalam-se as desacelerações na Saúde, tal como se tinha verificado mo mês anterior, e nos Transportes.

O indicador de inflação subjacente apresentou uma taxa de variação homóloga uma décima superior à registada em Janeiro de 2008 (2,6%), continuando a apresentar valores inferiores aos do IPC total desde Outubro de 2007.

Variação nula face a Janeiro

Quando comparada com o mês anterior, a taxa de inflação de Fevereiro teve uma variação nula. A impedir um aumento do custo de vida estiveram as classes do Vestuário e calçado e dos Transportes, com quedas de 3% e 0,3%, respectivamente. Na análise às subclasses, o INE destaca a descida de 3,4% no vestuário, 0,6% nos veículos automóveis e 1,2% na carne.

A compensar esse efeito negativo, destacam-se as contribuições positivas das classes do Lazer, recreação e cultura e das Bebidas alcoólicas e tabaco, essencialmente justificadas pelos preços da jardinagem (que subiram 36,7%) e do tabaco (que aumentou 3,9%).

Em termos harmonizados, que permitem uma comparação com os parceiros europeus, a inflação homóloga ficou também nos 2,9%, a mensal registou uma variação nula e a média dos últimos 12 meses ficou nos 2,5%.

PUB

Relacionados

Últimas