Já fez LIKE no TVI Notícias?

Juros altos não convencem portugueses a pedirem menos crédito

Com a crise a emagrecer as bolsas dos portugueses, nem mesmo o aumento das taxas de juro demove os consumidores de se endividarem ainda mais e de pedirem mais empréstimos ao banco.

Segundo os dados do Banco de Portugal (BdP), em Junho, os empréstimos pedidos pelos particulares cresceram 10% face ao homólogo, depois de outra subida, ainda maior (de 10,1%), em Maio.

A tendência de crescimento manteve-se, tanto nos empréstimos concedidos para aquisição de habitação (que aumentaram 10,8% depois dos 10,9% de Maio) como nos empréstimos para consumo e outros fins, que subiram 6,8% depois dos 6,9% do mês precedente.

PUB

Em Junho, os empréstimos bancários concedidos ao sector não monetário (excluindo administrações públicas) registaram uma taxa de variação anual de 8,7%, o que representou uma ligeira desaceleração face ao mês anterior (9%). Esta evolução reflectiu a desaceleração registada pelos empréstimos concedidos a instituições financeiras não monetárias (cuja taxa de variação diminuiu de 12,7%, em Maio, para 10,9%, em Junho), bem como uma ligeira redução da taxa de variação anual dos empréstimos concedidos ao sector privado não financeiro (que diminuiu 0.2 p.p., situando-se em 8,6%).

De resto, a desaceleração dos empréstimos concedidos ao sector privado não financeiro resultou da evolução registada pelos empréstimos a sociedades não financeiras, cuja taxa de variação anual diminuiu de 7,1% em Maio para 6,7%, em Junho.

PUB

Últimas