Já fez LIKE no TVI Notícias?

Juros mantêm-se nos 4% mas por pouco tempo

Relacionados

O Banco Central Europeu (BCE) manteve a taxa de juro de referência para a Zona Euro estável nos 4%.

Uma notícia que é apenas parcialmente boa para os milhares de famílias portuguesas que têm contratos de crédito. É que, apesar de a taxa de referência se manter estável por mais um mês, os especialistas alertam que o banco central deverá voltar à carga e decidir um novo aumento do preço do dinheiro depois do Verão, e outro no fim deste ano ou início do próximo.

De resto, os mercados estão já a antecipar novas subidas nas taxas e prova disso mesmo é que as taxas Euribor, que servem de indexante para a grande maioria dos contratos de crédito, nomeadamente à habitação, têm registado sucessivos máximos. A Euribor a três meses tem atingido os valores mais altos desde 2001, acima dos 4,28%. De resto, a Euribor a seis meses também está a subir, atingindo os 4,394%, e a Euribor a um ano chega hoje aos 4,565%.

PUB

A solidez da retoma económica, a inflação controlada em torno dos 2% e a descida do desemprego, a nível europeu, são factores que reforçam as expectativas dos analistas, no sentido de virem a acontecer novos aumentos das taxas de juro.

PUB

Relacionados

Últimas