Já fez LIKE no TVI Notícias?

La Seda lança esta quinta-feira 1ª pedra da fábrica de Sines

Relacionados

Projecto representa investimento de 400 milhões e cria 350 postos de trabalho

A La Seda de Barcelona vai lançar esta quinta-feira a primeira pedra de uma outra unidade, em Sines, de ácido tereftálico purificado (PTA), ou seja, uma fábrica petroquímica de um material que serve de base ao fabrico de embalagens plásticas.

Um momento que contará com a presença do primeiro-ministro português, José Sócrates, e do ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, apesar de ser apenas simbólico, já que, na verdade, «os trabalhos estão muito avançados e o grupo está já a trabalhar neste projecto há cerca de um ano e meio», afirmou o presidente da empresa, Rafael Español, em declarações à Agência Financeira.

PUB

A empresa, de que são accionistas as portuguesas Imatosgil e CGD, com posições de 10,8% e 5%, tem já em Portugal uma fábrica de PET (matéria-prima utilizada no fabrico de embalagens de plástico, sobretudo para comida e garrafas), em Portalegre, e está a estudar novos investimentos no nosso País. Um deles passa por uma fábrica de reciclados em Portalegre, disse ainda o responsável.

A fábrica em Sines representa um investimento de 400 milhões de euros até 2010 e deverá criar 150 postos de trabalho directos, mais 200 indirectos, lembrou o presidente da empresa.

A fábrica é considerada um Projecto de Interesse Nacional (PIN) e foi lançado com a ajuda da Agência Portuguesa de Investimento (API), já que o investimento inclui um apoio de 99 milhões de euros do Estado Português, dos quais 39 milhões são ajudas directas, sob a forma de subsídios, e o restante em benefícios fiscais.

O objectivo da empresa é produzir 700.000 toneladas por ano.

Actualmente, o grupo tem 22 fábricas espalhadas por 11 países, emprega 2.500 pessoas e facturou mais de 2 mil milhões de euros em 2007.

PUB

Relacionados

Últimas