Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lucro do Banif cai 16% para 18 milhões de euros

Relacionados

Custos aumentaram 22%

O Banif registou lucros de 18 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, o que representa uma queda de 16,6 por cento face ao mesmo período do ano passado, anunciou o banco em comunicado.

O ROE (return on equity) fixou-se nos 16,4%, face aos 20,9% do homólogo.

PUB

O crédito a clientes bruto elevou-se a 9.287 milhões de euros, mais 22,9% que no homólogo e os recursos de clientes em balanço cresceram 16,1% para 7.704 milhões de euros.

No que se refere aos activos sob gestão, subiram 8,2% para 1.966 milhões de euros. «Esta evolução dos recursos de clientes beneficiou do crescimento do número de postos de venda do Banif Grupo Financeiro que passou de 395 para 430». O número de agências bancárias em Portugal também cresceu de 246 para 273.

A instituição salienta ainda «o forte crescimento do número de clientes bancários do grupo, em resultado das campanhas de captação desenvolvidas ao nível do grupo e da política de expansão e de diversificação das redes de distribuição».

Os capitais próprios deduzidos de Interesses Minoritários cresceram 13,8%.

O produto da actividade do Banif atingiu 112,3 milhões de euros, mais 20,2% que no homólogo, sendo que a margem financeira cresceu 4,6% para 65,1 milhões, «afectada negativamente pela redução da margem de intermediação total», de 3,29% para 2,89%, «devido ao aumento do custo de funding e à diminuição da margem de carteira de crédito por efeito do peso crescente das operações de crédito à habitação».

PUB

Proveitos afectados pela crise financeira

Os outros proveitos líquidos, que incluem comissões, aumentaram 8,2% para 30,7 milhões, «tendo sido igualmente afectados pela diminuição de proveitos resultante da crise continuada que se vem registando ao nível dos principais mercados financeiros internacionais e que teve como consequência uma redução do nível de actividade das áreas de banca de investimento e de gestão de activos».

Os lucros em operações financeiras atingiram 16,6 milhões, beneficiando da realização de mais valias na alienação de participações financeiras.

Os custos de financiamento, que incluem os gastos gerais administrativos e com pessoal, totalizaram 65,5 milhões, mais 22,3%.

No que se refere à actividade seguradora, o volume de prémios emitidos apresentou um valor total de 109,5 milhões de euros, destacando-se o ramo não vida com um crescimento de 5%.

Mais 47 agências em Portugal este ano

Neste primeiro trimestre do ano, o Banif abriu três agências em Portugal, duas em Malta e três no Brasil. Mas em 2008 está prevista a abertura de mais 47 agências em Portugal, das quais 38 «encontram-se em processo de abertura, com inauguração prevista para o segundo trimestre».

Os custos com a expansão da rede, bem como os encargos com campanhas publicitárias no âmbito da divulgação da nova imagem do Banif resultaram num «forte crescimento dos custos de funcionamento».

PUB

Relacionados

Últimas