Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lucros do BCP crescem 44% para 199 milhões de euros

Relacionados

Os esultados líquidos consolidados do BCP aumentaram 44% para 199 milhões de euros no primeiro trimestre, anunciou o banco em comunicado.

Os resultados em base recorrente, no entanto, subiram apenas 20%, sendo que a rendibilidade dos capitais próprios (ROE) foi superior a 22%.

O banco revela também que o resultado recorrente obtido em Portugal regista um crescimento de 17%, ascendendo a 147 milhões de euros.

PUB

Já nas operações internacionais, o banco registou «um crescimento significativo de resultados», de 51%, destacando-se o Bank Millennium na Polónia, cujos lucros cresceram 62% para 18 milhões de euros, e o NovaBank, com resultados de 4 milhões de euros.

O banco destaca que obteve uma mais-valia de 82 milhões de euros resultante da alienação da participação detida no Interbanco e lembra que «prosseguiu como previsto o programa de melhoria de eficiência operativa, nomeadamente de redimensionamento do quadro de colaboradores (reformas antecipadas) tendo os respectivos custos de reestruturação (não recorrentes) ascendido a 67 milhões de euros».

Quanto à margem financeira, aumentou 7%, sendo que também as comissões líquidas subiram 11%.

Os custos de transformação da actividade em Portugal desceram 2,4%, em base comparável, com melhoria do rácio de eficiência para 56% (62% no primeiro trimestre de 2005).

Os recursos totais de clientes aumentam 9%, tendo os recursos fora de balanço crescido 27%.

A carteira de crédito à habitação do banco, em base consolidada, registou um aumento de 21%, situando-se o rácio de crédito vencido há mais de 90 dias em 0,8% e a cobertura por provisões em 310%.

O rácio de solvabilidade situou-se em 12,5% (Core Tier I de 5,5%).

PUB

Relacionados

Últimas