Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Lusa» e «Rádiobrás» negoceiam intercâmbio de notícias

«Lusa» e «Rádiobrás» negoceiam intercâmbio de notícias A agência «Lusa» e o grupo brasileiro estatal, «Rádiobrás» estão a negociar um intercâmbio de notícias e fotografias, que deve começar no início do próximo ano, afirmou hoje o administrador-delegado da agência noticiosa portuguesa, José Manuel Barroso.

«A «Lusa» está a estudar uma maior divulgação do noticiário de Portugal no Brasil», para atingir o público em geral e os media, afirmou a mesma fonte em declarações à agência.

O acordo discutido, segunda-feira, entre o administrador-delegado da agência de notícias e o presidente da «Rádiobrás», Eugénio Bucci, deverá ser assinado «antes do final deste ano», acrescentou Barroso.

PUB

O administrador-delegado especificou, ainda, que «é preciso definir com rigor o âmbito deste acordo de cooperação, até para respeitar o perfil de cada agência», já que o grupo brasileiro «dedica-se à divulgação de notícias provindas dos três poderes: judicial, legislativo e executivo» enquanto «a «Lusa» é generalista».

«Vamos também definir áreas em que essa cooperação é viável e útil», referiu, adiantando que, por parte da Lusa, a colaboração deverá incidir essencialmente nas notícias (texto e fotografia) sobre Portugal, União Europeia e lusofonia.

A cooperação entre as duas empresas poderá alargar-se aos serviços «Lusa TV» e «Lusa Rádio».

A «Rádiobrás» assinou terça-feira com o grupo «Rádio e Televisão de Portugal» (que junta a RTP e a RDP) um protocolo de cooperação com vista ao intercâmbio de conteúdos, meios técnicos e profissionais entre os dois operadores estatais.

Recorde-se que, a empresa brasileira de Radiodifusão «Rádiobrás» foi criada em 1975, para gerir as emissoras de rádio e televisão do governo brasileiro, sendo o operador público constituído actualmente pela agência de notícias Agência Brasil, por duas estações de televisão (NBR e Nacional) e por cinco emissoras de rádio.

PUB

Últimas