Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mais 175 milhões de crédito malparado num ano

Relacionados

O crédito malparado, que os bancos têm dificuldade em recuperar, continua a crescer.

Segundo dados do Boletim Estatístico do Banco de Portugal (BdP), no final de Setembro, o valor do crédito de cobrança duvidosa atingia os 2.181 milhões de euros, um aumento de nove milhões face ao final de Agosto, mas um crescimento mais expressivo, de 175 milhões de euros, face ao final de Setembro do ano passado.

Com a crise e o aumento das taxas de juro, muitas famílias têm sentido dificuldade em pagar os empréstimos pedidos à banca, inclusivamente para comprar casa. O resultado é que, no crédito à habitação, o malparado atingiu os 1.166 milhões de euros, mais quatro milhões que em Agosto, mas menos seis milhões que no homólogo.

PUB

Neste sector, o saldo dos empréstimos ascende a 90.121 milhões em Setembro. Destes, 89.141 são a mais de cinco anos, 781 milhões são a prazos entre um e cinco anos e os restantes 198 milhões de euros são a menos de um ano.

Já no sector do crédito ao consumo, a corrida a que se assistiu no último ano aos empréstimos para financiar compras reflecte-se agora no malparado. Os créditos ao consumo com cobrança duvidosa atingiam os 427 milhões no final de Setembro, uma subida de dois milhões face a Agosto, mas mais 139 milhões do que no homólogo.

Também os empréstimos para outros fins registaram um aumento da cobrança duvidosa, para 588 milhões de euros, face aos 585 milhões e Agosto e aos 546 milhões do homólogo.

PUB

Relacionados

Últimas