Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mapa eólico do Algarve privilegia faixa Portimão-Sagres

A faixa entre Portimão e Sagres é a que tem mais potencial para produzir energia eólica no Algarve.

A faixa costeira entre Portimão e Sagres e as zonas altas do centro interior algarvio, nomeadamente em Loulé, são os pontos do Algarve com maior potencial de aproveitamento de energia eólica, revela um estudo apresentado esta sexta-feira em Vilamoura.

O estudo foi desenvolvido pela Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve (AREAL) e pelo Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (INETI) e traduziu-se no mapeamento eólico da região algarvia.

PUB

As principais conclusões do trabalho, apresentado durante um «workshop» sobre energias renováveis organizado pela AREAL, apontam para o facto do Algarve ter muito boas potencialidades no que respeita ao aproveitamento energético do vento.

Para identificar os pontos mais favoráveis ao aproveitamento de energia eólica foram instaladas na região doze torres de medição.

No final de 2005, Portugal tinha instalada cerca de 30 por cento da potência que terá de possuir até 2010, de acordo com uma directiva comunitária fixada no âmbito do Protocolo de Quioto.

Em Dezembro do ano passado, o país tinha operacionais cerca de 1060 megawatts de energia eólica, esperando-se que até 2007 tenha cerca de 3400.

PUB

Últimas