Já fez LIKE no TVI Notícias?

Marca FC Porto vale 291 milhões de euros

Equipa de futebol, estádio e equipa técnica incluídos na avaliação

A marca FC Porto foi avaliada em 291 milhões de euros pela MyBrand.

Esta avaliação do valor económico acrescentado do Grupo abrange as unidades de negócio SAD, F.C. Porto, Porto Comercial, Porto Estádio e Euro Antas, bem como uma análise do papel e força da marca no mercado, explica o clube em comunicado.

PUB

Em relação ao papel que a marca detém no mercado, os factores de maior valor são a qualidade da equipa de futebol (dos seus jogadores), dos jogos, da equipa técnica e do Estádio. Na ponderação destes factores foi tido em conta o peso dos 111 mil sócios e dos 2,8 milhões de adeptos.

Foram, ainda, considerados os valores financeiros de exploração e de capital alocados à marca, informação relativa à marca no que se refere aos principais drivers de imagem (satisfação, qualidade e comunicação) e informação de mercado, ou seja, a performance da marca FC Porto no seu sector e no sector das marcas concorrentes.

FCP vale quase tanto como Real Madrid ou Manchester United

O valor total apurado para a marca FC Porto é tanto mais significativo quando comparado com o de outros clubes como o Real Madrid (340 milhões de euros) ou o Manchester United (331 milhões de euros).

O estudo da MyBrand revela que «a marca FC Porto é gerida com eficácia e tem grande potencial para criar receitas e lançar e desenvolver produtos e conceitos existentes, assim como para a introdução e aposta em novos projectos».

PUB

Crescimento de 1,5% ao ano até 2011

A taxa de crescimento da actividade do FC Porto, durante os próximos cinco anos, é estimada numa média de 1,5 por cento ao ano, tendo em conta a análise de novos conceitos e produtos que estão a ser criados e a dinamização das filiais e delegações.

A partir de 2011, considerou-se que a marca F.C. Porto vai crescer 1% ao ano, afastando a estimativa de 1,5%, entendida como demasiado optimista.

Dragon Force e Dragão Caixa entre as apostas

Destes novos produtos relativos aos anos mais próximos fazem parte: o projecto Dragon Force, integrado no equipamento desportivo Vitalis Park (antigo Campo da Constituição) e o Dragão Caixa (equipamento destinado às modalidades do clube).

Houve também a reforço de alguns conceitos como o Dragão Mobile, o cartão visa FC Porto e o Dragão Seguro. No estudo é, ainda, salientada a reestruturação dos canais de distribuição de merchandising, como a reformulação das Lojas Oficiais do Estádio Dragão, Shopping Cidade Porto, Arrábida Shopping e Norte Shopping.

Esta análise pressupõe a utilização continuada das linhas de produtos e serviços actualmente existentes no mercado português. Além de informação económica e financeira, foram também realizadas análises e estudos quantitativos específicos, destinados a avaliar a situação da marca no mercado.

PUB

Últimas