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Marcas criam associação de combate à pirataria

Portugal é recordista de pirataria na Europa. Talvez por isso mesmo, as marcas resolveram juntar-se e criar a Associação de Defesa dos Produtos de Marca (APDM), para combater a contrafacção.

A ADPM tem como principal objectivo «a defesa dos interesses dos titulares de produtos de marca e o combate à contrafacção em Portugal, principal país produtor e exportador de produtos contrafeitos na Europa».

A economia paralela desenvolvida nesta actividade «para além de criar uma sangria de impostos indeterminada, é responsável pela criação de trabalho precário e clandestino, fazendo inclusivamente uso de mão-de-obra infantil», refere a associação em comunicado.

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Para desenvolver a sua actividade de investigação e vigilância, a ADPM dotou-se de um corpo de técnicos e peritos no âmbito da defesa das marcas e irá colaborar com as autoridades policiais e judiciárias, nacionais e internacionais no que diz respeito à fiscalização, peritagem e acompanhamento jurídico das acções que se venham a desencadear.

A ADPM integra o Global Anti-Counterfeiting Group (GACG), uma agência internacional cujos membros são associações provenientes de inúmeros países, como França, Alemanha, Espanha, Itália, Dinamarca, Suécia, Finlândia, entre outros.

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