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Marcas de alta costura multiplicam «hotéis fashion»

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O número de Hotéis Fashion deverá registar este ano um aumento significativo, reforçado pela abertura planeada, para este ano, de hotéis Versace, Armani, Missoni e Moschino, revela o relatório da Deloitte, que identifica as novas tendências no turismo mundial.

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«Esta é, sem dúvida, uma das formas usadas pelas marcas de renome da haute couture para fazer frente à concorrência e apostar num conceito de experience economy, que permite aos clientes a oportunidade de adoptar a marca como estilo de vida», pode ler-se no comunicado relativo ao «Executive Report Winter/Spring 2008» emitido pela consultora.

Segundo a Veredict Research, os gastos mundiais nos bens de luxo aumentaram 31% nos últimos cinco anos, alcançando a avultada quantia de 263 mil milhões de dólares em 2007.

Prevê-se que em 2012 esse valor ronde os 450 mil milhões de dólares, devido à crescente procura por parte das economias emergentes (por exemplo, em 2012 a região da Ásia será responsável por cerca de 36% dos gastos totais em bens de luxo).

«O modelo de negócio mais adoptado por estas marcas de topo é a colaboração entre a fashion house e as empresas de hotelaria ou de imobiliário, sob a forma de contratos de licenciamento ou de joint venture, nos quais existe partilha de decisão no que respeita à localização do hotel, design, arquitectura do edifício, staff e serviços oferecidos, sendo que a gestão das operações é assumida pela cadeia hoteleira», acrescenta a Deloitte.

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Actualmente, é possível encontrar Hotéis Fashion em alguns dos locais mais populares como Itália (Bulgari, Mix Sixty e Byblos), Londres (Roger Saul e Philip Treacy), Paris (Christian Lacroix), Nova Iorque (Armani) e Dubai (Versace, Armani e Miss Sixty).

Nova Zelândia: um destino de nichos mas promissor

O estudo da Deloitte identifica ainda um destino cuja atractividade tem crescido muito nos últimos tempos e que se apresenta como muito promissor: a Nova Zelândia. «Apesar de ser ainda claramente um destino de nichos», atraindo cerca de 0,3% do total de chegadas internacionais e 0,6% das despesas efectuadas pelos turistas», este destino é cada vez mais procurado. Cerca dos 50% de turistas provêm da Austrália e do Reino Unido, seguidos dos Estados Unidos e do Japão.

Graças à campanha «100% Pure New Zealand» verificou-se em 2007 um aumento de 1,6% nas chegadas de visitantes à Nova Zelândia. Este indicador tem revelado um comportamento de crescimento nos últimos anos, chegando em Novembro de 2007 a atingir os 2,5 milhões de visitantes, prevendo-se uma taxa anual de crescimento na ordem dos 4% para os próximos 5 anos. Prevê-se ainda um aumento significativo da taxa de ocupação em 2011, dado que a Nova Zelândia será, nesse ano, palco da Taça Mundial de Rugby.

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