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Metade dos novos empresários tem menos de 35 anos

Cerca de 51,7% dos nos novos empresários tem menos de 35 anos.

Mais de metade dos novos empresários são jovens até aos 35 anos e só uma pequena minoria iniciou o seu negócio com mais de 65 anos, indica um relatório do Observatório da Criação de Empresas, hoje divulgado pelo IAPMEI.

De acordo com o estudo, a fatia de empreendedores com menos de 35 anos é de 51,7%, enquanto os que já completaram 65 anos representam apenas 1,7%.

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A idade média dos empreendedores portugueses é de 37 anos e perto de 80% iniciaram o seu negócio com menos de 45 anos, segundo o relatório do Observatório, referente a 2005.

O estudo foi elaborado com base em inquéritos recolhidos no ano passado na Rede Nacional de Centros de Formalidades de Empresas (CFE), envolvendo 702 empresas (sociedades) e 1186 empresários.

A maioria das empresas inquiridas tem actividade principal na área dos serviços (52,9%), do comércio (20,5%) e da construção (11,4%).

A amostra incluiu também empresas ligadas à agricultura e às pescas (0,9%), à indústria e energia (4,4%) e ao turismo (9,9%).

O Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI) tem desenvolvido, desde 1999, com a colaboração da rede do CFE, o Observatório da Criação das Empresas, que procura conhecer as características das novas sociedades, através da recolha de informações sobre empreendedores e «star-ups» (empresas em fase de arranque) portuguesas.

O estudo permitiu concluir também que cerca de 1,7% dos empreendedores decidiu iniciar o negócio com mais de 65 anos, tendo sido identificada a idade máxima aos 82 anos, o que indica que a «idade não é um entrave» para a decisão de avançar para a criação de uma empresa.

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De entre estes empreendedores, a maioria tem experiência no âmbito da actividade empresarial em Portugal.

Além disso, perto de metade dos empreendedores deste escalão etário é também empresário noutra sociedade ou em nome individual, sendo que os restantes (47,4%) são reformados.

Apenas uma minoria era trabalhador por conta de outrem quando criou a sua empresa, segundo o estudo.

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