Já fez LIKE no TVI Notícias?

Microsoft vai dar aulas a 50 mil elementos das forças segurança

A Microsoft Internacional vai apoiar o Ministério da Administração Interna (MAI) na formação informática de cerca de 50 mil elementos das forças de segurança até 2010.

A Microsoft vai apoiar, através do projecto Literacia Digital e da elaboração de currículo específico de qualificação, certificação e avaliação de competências em matéria informática, a formação neste campo de cerca de 50 mil elementos das forças de segurança até 2010.

A empresa norte-americana vai utilizar todos os recursos para conseguir cumprir o objectivo de formar um milhão de portugueses em tecnologias de informação até 2010, conforme foi hoje anunciado no Fórum de Líderes de Governo, que decorre em Lisboa.

PUB

O projecto Literacia Digital visa a formação de um milhão de portugueses em tecnologias de informação, nos próximos cinco anos, envolvendo, além da Microsoft, responsável pela formação de formadores a título gratuito, os ministérios da Administração Interna, do Trabalho e Solidariedade Social e da Educação.

O Governo português, com a participação dos ministros dessas áreas, vai assinar quarta-feira, em Lisboa, um protocolo com a Microsoft Internacional para a concretização desse objectivo.

Na parte do protocolo respeitante ao MAI, a que a Agência Lusa teve hoje acesso, o programa de formação das forças de segurança visa a expansão da literacia digital e o uso de novas tecnologias de informação e comunicação na prevenção policial e na investigação criminal, em articulação com o programa "Polícia em Movimento".

Esse programa, em fase de desenvolvimento, visa a introdução nas viaturas das forças de segurança de meios tecnológicos evoluídos, com acesso permanente e imediato às informações disponíveis em bases de dados, nomeadamente da Direcção-Geral de Viação.

PUB

Esses meios tecnológicos, que estão a ser instalados faseadamente nas viaturas das forças de segurança, permitem o registo e execução de contra-ordenações electrónicas, maior eficácia na acção policial e de segurança, melhoria da operacionalidade, simplificação de procedimentos e informação a disponibilizar ao público.

O Fórum de Líderes de Governo, organizado pela Microsoft, reúne mais de duas dezenas de responsáveis e académicos europeus para debater a competitividade através da inovação.

Referindo-se ao projecto de formação Literacia Digital, hoje anunciado no evento, o presidente da Microsoft Internacional, Jean-Philippe Courtois, explicou, em conferência de imprensa, que este objectivo será atingido através de certificados digitais (dados pela Cisco Systems), Internet (currículos e exames disponíveis) e centros tecnológicos, à semelhança do projecto que a Microsoft tem com o Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil (CITEX), e com o apoio dos parceiros.

O projecto em Portugal é desenvolvido no âmbito de uma aliança com outras empresas do sector - como a Cisco Systems e a State Street - para dar formação a 20 milhões de pessoas na União Europeia até 2010.

PUB

Últimas